O Serviço de Imagiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) fez-se representar no Congresso Nacional da ATARP – Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear (XX CNATARP) por diversos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT), entre os quais dois integram a Direção da Associação – Luís Domingos (tesoureiro) e Liliana Veiga (vogal). A participação do HDS no evento ficou marcada ainda pela atribuição do prémio para melhor comunicação oral profissional ao trabalho desenvolvido pelo TSDT Diogo Madaleno.
Com o título “Investigação de Níveis de Referência de Diagnóstico (NRDs) em exames de tomografia computorizada”, o trabalho de Diogo Madaleno resulta do projeto que tem vindo a desenvolver no âmbito da sua tese de mestrado em Proteção e Segurança Radiológica, no Instituto Superior Técnico.
O trabalho consistiu na investigação de NRDs em exames de tomografia computorizada. O objetivo é indicar se a quantidade de radiação num determinado exame está anormalmente alta ou baixa. Funcionam como uma ferramenta de otimização da proteção contra radiações e a sua implementação está regulada no DL n.º 108/2018.
Conforme esclarece o autor do trabalho, “a justificação dos exames é clínica, mas a otimização dos mesmos é da responsabilidade de todos os profissionais de um Serviço de Imagiologia, nomeadamente TSDT, médicos radiologistas, físicos médicos, entre outros”.
O XX CNATARP contou com a participação de cerca de 750 participantes, sendo um dos eventos científicos nacionais de maior renome na área da Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, que procura conjugar presente e futuro, competências base e diferenciadoras, consolidando desta forma o papel fundamental dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, nos respetivos serviços e equipas multidisciplinares.
10/11/2023