Normas de acesso e horário de visitas

O acompanhante constitui um importante contributo para o bem-estar e recuperação do doente, nomeadamente, no acompanhamento e participação nos cuidados, na responsabilização partilhada na preparação da alta e na continuidade de cuidados no domicílio.

As visitas hospitalares desempenham, também, uma relevante função no apoio psicológico e afetivo ao doente internado, consolidando a ligação entre o doente e a sua rede social.

Os acompanhantes e visitas inserem-se, assim, no processo de humanização dos cuidados de saúde e integram a componente assistencial, sendo um direito legalmente consagrado ao doente.

Regulamento para acompanhantes, visitas e outros acessos

COVID19

Doentes internados no HDS com visitas de terça-feira a domingo

A partir do dia 23 de novembro, as visitas aos doentes internados no Hospital Distrital de Santarém (HDS) passam a ser de terça-feira a domingo entre as 14h00 e as 19h00.

As visitas devem ser antecedidas de marcação prévia, devendo o contacto ser estabelecido para o Serviço de Informação e Relações Públicas (SIRP) através dos telefones 243 200 300 ou 966 223 573.

Nos dias de visita é apenas permitida uma visita por doente internado, tendo cada visita a duração máxima de 30 minutos. Os únicos doentes que permanecem sem visitas em enfermarias são os doentes Covid-19, salvo situações excecionais e devidamente justificadas.

As visitas estão sujeitas a horário fixo e pré-definido, consoante o quarto de internamento e a respetiva cama. Para os doentes que ocupam o mesmo quarto, as visitas serão desfasadas no horário.

Os visitantes devem apresentar-se 30 minutos antes do horário de visita. Durante a visita, deverão ser mantidas as regras de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente a desinfeção das mãos, o distanciamento físico, o uso de máscara, a apresentação de certificado digital covid ou teste de antigénio com resultado negativo inferior a 48 horas.

Destaca-se ainda que os visitantes apenas podem aceder ao piso onde o doente está internado, não podendo deslocar-se a outros pisos ou visitar outros doentes, ainda que no mesmo piso.

Toda a informação relativa à visita, cuidados durante a mesma, medidas de proteção, distanciamento social e surgimento de complicações nos 14 dias seguintes, estará referida em folheto a entregar no dia da visita, a todos os visitantes.