Assistência Espiritual e Religiosa


IMG_3699

¯
A assistência espiritual e religiosa destina-se a todos os que a pedirem, respeitando sempre as convicções de cada um, qualquer que seja a sua opção religiosa.

Não olhamos para a doença como sendo só uma coisa má, um momento para esquecer… 

O tempo da doença pode tornar-se uma oportunidade de encontro consigo próprio, de aprofundamento do sentido da vida, um momento de redescoberta do amor que os outros nos dedicam, uma ocasião para corrigir maus hábitos ou atitudes, um tempo de crescimento na relação com Deus e com outros…

O tempo da doença pode, enfim, vir a ser um tempo para nos tornarmos melhores.

——

Logotipo_docsCapelania

Para que alguém possa ter assistência espiritual e religiosa, basta manifestar esse desejo pessoalmente ou através de um familiar, a qualquer elemento da equipa de enfermagem que se encarrega de contactar a Capelania do Hospital.

Serviço de Comunicação Ecuménica e Multi-confessional
A Capelania garante o contacto com a Comunidade Confessional de cada um, de acordo com o que lhe for pedido.

Serviço de Apoio às Famílias
Os familiares dos doentes internados podem contactar a Capelania para algum esclarecimento ou apoio no âmbito da dimensão espiritual e/ou religiosa.


Logotipo_docsCelebração da missa no Hospital

  • A Eucaristia (Missa) é celebrada na Capela do Hospital de Santarém (Piso 1: Serviços Religiosos) aos Sábados às 16.30h.*
  • Os doentes internados podem participar na Missa (se for necessário usam uma cadeira de rodas ou uma maca). Basta manifestarem essa vontade e, se não houver impedimentos médicos, a equipa de enfermagem encarrega-se de assegurar que o transporte se realiza.
  • Os familiares podem subir à capela do Piso 1 para participarem na Eucaristia meia hora antes do horário das visitas.

*Podem ocorrer alterações no horário. É conveniente confirmar com as telefonistas do Hospital.


Logotipo_docsContactos

P. João Borga
96 337 60 66 ou 91 255 22 41