Acesso à Informação de Saúde


Acesso à informação Saude

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O pedido de acesso à Informação de Saúde deve ser efetuado no impresso Mod. HDS-61–D – “Requerimento de Acesso à Informação de Saúde” (fazer download do impresso).

O impresso, devidamente preenchido e assinado, pode ser entregue presencialmente, enviado por correio ou e-mail, acompanhado de comprovativo de identificação do requerente:

  • Entrega presencial: no Serviço Central de Doentes (piso 0, junto ao bar dos utentes), basta exibir o documento de identificação;
  • Por correio: dirigido ao Serviço Arquivo Clínico, anexar sempre cópia/digitalização de documento de identificação;
  • Por e-mail:  arquivoclinico@hds.min-saude.pt  anexar sempre cópia/digitalização de documento de identificação.

Quando o pedido é efetuado por terceiro, o doente deve preencher e assinar o campo existente no impresso para autorizar a entrega da informação. Nesse caso deve ser também anexada cópia/digitalização do documento de identificação do doente.

Os pedidos efetuados pelo próprio de resultados de análises clínicas, exames de Imagiologia ou exames de Gastrenterologia realizados no hospital devem ser solicitados diretamente no respetivo Serviço.

O Hospital dispõe do prazo máximo de 10 dias úteis para lhe facultar a informação solicitada.
Se dentro do prazo legalmente previsto (n.º artigo 15.º da lei 26/2016 de 22/08) não for contactado informe-se através do telefone 243 300 227 ou do e-mail arquivoclinico@hds.min-saude.pt nos dias úteis das 9h às 16h30.