Comitiva da Irlanda visita o HDS


O HDS recebeu no dia 29 de janeiro, uma delegação de especialistas em saúde da Irlanda. Esta visita surgiu integrada no contexto de uma visita para conhecer o sistema de saúde português e o papel fundamental que a SPMS desempenha na Transformação Digital e Compras Públicas na área da saúde em Portugal.

A visita ao HDS teve como objetivo a observação da utilização dos principais sistemas de informação em saúde em contexto hospitalar.

A delegação composta por dois membros do Departamento de Saúde do Governo Irlandês, um representante da corporação de saúde Health Service Executive e por 4 elementos da SPMS (Direção de Sistemas de Informação e Direção de Comunicação e Relações Públicas), foi recebida pela Presidente do Conselho de Administração, Dr.ª Ana infante, o Diretor Clínico, Dr. Paulo Sintra e o Enf. Diretor, Enf. João Formiga.

A visita ficou à responsabilidade do Enf. Jorge Martins e a Dir. do Serviço de Tecnologias e Informação, Dr.ª Rute Ferreira.

A demonstração da utilização dos sistemas de informação decorreu no serviço de Internamento da Pediatria e no serviço de Urgência Obstetrícia/Ginecologia; foi abordado o SClínico nestes dois contextos, assim como a consulta da Informação Clínica a nível local com recurso ao PCE (Processo Clínico Eletrónico) e à VCI (Visão Clínica Integrada), e a nível nacional através do RSE (Registo Saúde Electrónico).

A partilha de experiências foi concluída com a apresentação da plataforma de BI Hospitalar.