DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CANCRO

No passado dia 4 de fevereiro comemorou-se mais um Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A equipa do Serviço de Oncologia do Hospital Distrital de Santarém veio mais uma vez dedicar este dia ao doente oncológico e família.
Iniciou-se o dia com a homenagem ao Dr. Alberto Pinguinha, em reconhecimento pela sua competência, dedicação e profissionalismo dispensados à Unidade de Oncologia.
Seguiu-se um momento musical com a fadista Madalena Gil, muito apreciado e participado pelos doentes /famílias e público em geral.
Continuando o programa com o Momento “Yoga do Riso, importância de uma atitude positiva perante a Vida”, orientado pela Enfermeira Célia Mestre que teve grande adesão por parte dos doentes /famílias e profissionais de saúde.
Depois destes momentos de bem-estar, iniciou-se o habitual almoço convívio com todos os doentes, acompanhantes e profissionais de saúde, na sala de espera do Serviço, que proporcionou momentos de partilha e grande satisfação.
Após o almoço, mais momentos musicais, com a participação de Paulo Anjos, um sobrevivente do cancro e a fadista Deolinda, familiar de uma doente em tratamento. As atuações foram muito apreciadas e participadas.
Durante todo o dia, foi dada a oportunidade de usufruto de massagem e maquilhagem, por alunas da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, orientadas pela Professora Nádia Sousa, também ela sobrevivente do cancro.
Às 16h00 para queimar as calorias do almoço, tivemos uma aula de Zumba, com a professora Sandra Jordão, que pôs toda a gente a mexer.
Cerca das 16h30, ocorreu o encerramento com largada de balões que continham mensagens escritas pelos doentes, simbolizando mensagens de esperança e de luta pela vida.