Exposição: “A Família e a Diabetes”

Durante a semana em que se comemora o Dia Mundial da Diabetes, o Grupo da Diabetes Pediátrica do Hospital de Santarém estará presente no átrio da entrada do Hospital, numa exposição intitulada “A Família e a Diabetes”.

Como resposta à crescente prevalência da Diabetes a nível mundial, a Organização Mundial da Saúde e a International Diabetes Federation instituíram o dia 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes. Esta data foi escolhida por assinalar o nascimento de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriram a insulina em 1921.

Em 2006 as Nações Unidas adotaram o movimento Unidos pela Diabetes.
“Tem como símbolo o círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes e tem a cor da bandeira das Nações Unidas e do céu. As ações desenvolvidas neste dia, por todo o mundo, têm como objetivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a diabetes, através da realização de eventos, programas de televisão e de rádio, atividades desportivas e iluminação de monumentos a azul.
Pretende-se assim que a diabetes tipo 2 seja encarada como uma doença que pode ser prevenida e cujas complicações podem ser evitadas. E que se pode viver bem com diabetes tipo 1 desde que seja garantido o acesso aos cuidados de saúde e ao tratamento a todos em todo o mundo.”
Mais de 425 milhões de pessoas vivem presentemente com diabetes, a maioria dos casos são diabetes tipo 2. A prevenção da diabetes tipo 2 envolve uma atividade física regular, uma dieta equilibrada e a promoção de um modo de vida saudável.
A diabetes tipo 1 não pode ser evitada. A maioria dos casos da diabetes infantil é deste tipo; ocorre porque existe a destruição das células pancreáticas que produzem a insulina e, assim, a glicose só pode ser metabolizada com a administração exógena de insulina.
As famílias têm um papel essencial tanto na prevenção da diabetes tipo 2, como no apoio ao controlo da diabetes tipo 1 e devem ter acesso a programas de educação para promoção de hábitos de vida saudável.

O Grupo da Diabetes Pediátrica do Hospital de Santarém