CPRE disponível no Serviço de Gastrenterologia

Equipa_Gastro

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital Distrital de Santarém iniciou, em 23 de janeiro, a realização de colangiopancreatografia retrógada endoscópica (CPRE), um exame de diagnóstico e terapêutica realizado por médicos, para as doenças do fígado, vias biliares, vesícula e pâncreas.

A CPRE é uma técnica médica diferenciada, que utiliza um endoscópio (tubo fino e flexível), que se introduz pela boca do doente e que, após inspecionar o estômago e o duodeno, permite injetar contraste pelo orifício da papila, obtendo-se uma imagem por raio-X das vias biliares, vesiculares e pâncreas. 

Para a implementação desta técnica foi necessária a disponibilização de equipamento de fluoroscopia e a aquisição de endoscópios de visão lateral, bem como a formação de equipas multidisciplinares, integrando gastrenterologistas, anestesistas, enfermeiros e técnicos de radiologia. O exame é realizado sob anestesia consciente e a sua duração varia consoante a complexidade do caso. 

Com a realização das CPRE no Hospital será possível evitar deslocações de doentes para centros especializados, proporcionando um melhor serviço aos utentes e reduzindo custos de transporte e de acompanhamento por enfermagem. Procedimento_CPRE

Este ano, o hospital espera adquirir total autonomia em relação a estes exames e que esta competência altamente diferenciada atraia novos profissionais e relance o Serviço de Gastrenterologia, cimentando o nível de excelência técnica e clínica de que dispõe.

A expansão das técnicas endoscópicas disponíveis é uma das vertentes de um projeto que aposta na diferenciação da Unidade de Técnicas do Serviço de Gastrenterologia, com consequente aumento da oferta na região, melhorando a resposta às necessidades da população que servimos.