
O Bloco Operatório Central do Hospital de Santarém colabora com a Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP) para celebrar o Dia do Enfermeiro Perioperatório, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos enfermeiros que cuidam em ambiente Perioperatório.
Nos últimos anos, com o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de estudos, tem vindo a constatar-se a existência de múltiplos riscos ambientais no Bloco Operatório, decorrentes de procedimentos cirúrgicos, que devem ser reconhecidos e minimizados. Em 2017, a Associação Europeia dos Enfermeiros Perioperatórios (EORNA) focou o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório no tema: Fumo Cirúrgico: um risco profissional.
O fumo cirúrgico e os bioaerossois são diariamente produzidos por instrumentos cirúrgicos, por exemplo: lasers, eletrocauterização, dispositivos de radiofrequência e ultrassónicos. Estudos confirmam que o fumo cirúrgico e os bioaerossois contêm gases tóxicos inodoros, vapores, detritos celulares mortos e vivos (incluindo fragmentos de sangue) e vírus. Estes contaminantes do ar representam riscos respiratórios, oculares, dermatológicos, incluindo-se riscos mutagénicos e cancerígenos, o que representam um perigo para os doentes e profissionais do Perioperatório.
